IR 2016 – Programa para declarar imposto de Renda é lançado

Os contribuintes que vão declarar o Imposto de Renda 2016 já podem baixar o programa para informar os dados junto a Receita Federal. O próprio órgão informou nesta quinta-feira (03/03) que o novo software já está disponível para download no site oficial.

A declaração do IRPF 2016 (Imposto de Renda da Pessoa Física) deve ser feita unicamente pelo programa, que pode ser instalado em sistemas operacionais Windows, Mac, Linux, Solares ou Multiplataforma. Veja aqui como fazer o download. Contribuintes que já enviaram sua declaração do IR2016 com o programa anterior, não precisam enviar novamente na nova versão.

irpf-2016-declaracao-imposto-renda-cnpj

Quem deve declarar o IR2016

Tem obrigação em enviar declaração do Imposto de Renda em 2016 trabalhadores que receberam em 2015 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91. Para receita com atividade rural, é necessário enviar o IR se obteve receita superior a R$ 140.619,55 em 2015

Se você contribuinte tem experiência no envio das declarações utilizando o programa por conta própria, já pode começar a reunir seus documentos e preencher os dados do programa de Imposto de Renda. Caso contrário, o melhor a se fazer é procurar um profissional de contabilidade para auxiliar no envio da declaração.

Transmissão da Declaração do Imposto

Depois de preenchido os dados e salvo a declaração do IR 2016, será necessário efetuar o download do programa Receitanet, que tem a função de enviar sua declaração de forma definitiva à Receita Federal.

O prazo para envio das declaração em 2016 será até 29 de abril. Portanto fique atento para evitar possíveis multas.

No Responses

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *