CPF pode ser atualizado via internet

Cadastro de Pessoas Físicas será atualizado no site da Receita Federal

Milhões de pessoas beneficiadas com um novo serviço é a Receita Federal diminuindo a burocracia do cidadão. Esta disponível a atualização de dados de forma instantânea via internet do Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF diretamente pelo site da Receita Federal.

A medida entrou em vigor no dia 16 de janeiro de 2017. Para essa atualização, ou seja, de dados como nome, endereço e telefone, um formulário deverá ser preenchido no site da receita federal.

De forma gratuita, o cadastro do CPF está à disposição do cidadão 24 horas por dia na plataforma e juntamente com essa atualização e modernização, modelos de inscrição já com o QR code (modelo de código de barras que quando escaneado por celulares e demais aparatos tecnológicos que permitem essa leitura, informa dados sobre determinado item, caso este o Cadastro de Pessoas Físicas), estarão disponíveis.

O serviço que até então estava apenas disponibilizado nas agências de forma presencial ainda continua, atualização esta com cobrança no valor de R$ 7,00. Os modelos antigos de CPF continuam válidos.

receita-federal-cpf

De acordo com a Receita Federal, também foi permitido que o CPF de pessoas com deficiência com mais de 18 anos seja requerido por cônjuge, pais, descendentes e parentes colaterais até terceiro grau.

O CPF

O CPF, Cadastro de Pessoas Físicas é considerado um banco de dados que tem como gerência a Secretaria da Receita Federal do Brasil, responsável por armazenar informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF e de inscritos de modo voluntário.

É possível se inscrever pela internet no Cadastro de Pessoas Físicas direto no site da Receita Federal pelo link e formulário eletrônico disponível no site www.receita.fazenda.gov.br. No mesmo site você pode saber sua situação cadastral podendo aparecer os seguintes status: regular, pendente de regularização, suspensa, cancelada e nula. Essa regularização acontece via internet quando se procede a complementação de dados que não constam no banco de informações da Receita Federal.

Dúvidas entre em contato com a Receita Federal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *